O volume de vendas do comércio varejista de Goiás cresceu 1,8% em fevereiro na comparação com o mês de janeiro, o segundo crescimento consecutivo, após quatro meses de queda. Mas, nos dois primeiros meses deste ano, as vendas ainda registram uma queda acumulada de 3,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo IBGE.
Somente em fevereiro, a queda foi de 4,4% sobre o mesmo mês do ano passado. Este fraco desempenho das vendas foi puxado, principalmente, por uma redução de 12% nas vendas dos supermercados e hipermercados, que têm o maior peso no cálculo do índice. O comércio de tecidos, vestuário e calçados também recuou 18% e as lojas de livros, jornais, revistas e de produtos de papelaria venderam 47,4% menos em fevereiro deste ano.
A queda no volume de vendas só não foi maior por conta de um aumento de 8,9% na comercialização de combustíveis e lubrificantes em fevereiro, que também têm um peso significativo para o comércio. Já o comércio varejista ampliado, que inclui as lojas de materiais de construção e de veículos, motos e peças, cresceu 1% na comparação com fevereiro de 2020, puxado por um aumento de 21,2% nas vendas de materiais de construção, que teve a décima taxa de crescimento consecutiva.
Fonte: O Popular