A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgou, esta semana, a edição de Abril/22 do Panorama do Comércio. Segundo o relatório, o grande destaque do noticiário econômico dos últimos dias foi o resultado da inflação.
Com alta de 1,62% na comparação entre março de 2022 e fevereiro, o nível de preços da economia apresentou o maior crescimento para o mês de março desde o Plano Real.
No acumulado de 12 meses, o índice oficial de inflação, o IPCA, registrou alta de 11,3%. Esses números refletem o conflito no leste europeu, que elevou o preço de commodities e afetou os demais preços da economia.
Ainda não é possível avaliar o impacto da alta mais recente dos preços sobre as vendas do comércio. Isso porque os dados sobre o desempenho do setor são divulgados com maior defasagem.
No presente relatório, as informações sobre o volume de vendas do comércio referem-se a fevereiro de 2022. Naquele mês, de acordo com o IBGE, o setor registrou a segunda alta mensal consecutiva no volume de vendas. O avanço registrado pelo comércio varejista ampliado foi de 2,0%, na comparação entre fevereiro e janeiro de 2022.
A partir da próxima divulgação, será possível avaliar o impacto da aceleração mais recente dos preços sobre os números de vendas.
Fonte: Varejo S.A.