O consumidor goiano está lendo mais e passando mais tempo no escritório, usando equipamentos de informática. Foi o que concluiu a FCDL-GO no balanço das vendas do comércio varejista goiano em 2022.
Com base na PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de dezembro divulgada pelo IBGE, a FCDL-GO analisou que livros, jornais e revistas e artigos de informática foram os itens mais vendidos no varejo em Goiás no ano passado. Esses dois segmentos puxaram as vendas com elevação na demanda de 22,4% e 20,3%, respectivamente.
Para efeito de comparação, o comércio varejista de tecidos, artigos do vestuário e calçados cresceu 2,2% em Goiás de janeiro a dezembro de 2022. Neste período, as vendas de móveis e eletrodomésticos – outro grupo tradicional no varejo – recuaram 0,2%.
“Esse resultado pode ser explicado, em parte, pela volta à normalidade após a pandemia. À medida que os alunos voltaram às salas de aula e que os trabalhadores retornaram aos escritórios das empresas, o comércio foi sendo mais demandado nas vendas, por exemplo, de itens de papelaria e materiais de escritório, que também compõem esses dois grupos mais proeminentes no varejo em 2022”, explica o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO