Com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando menos de uma semana para o Dia dos Pais, um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, estima que aproximadamente 15,36 milhões de consumidores devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.
De acordo com o levantamento, 44% dos consumidores pretendem comprar o(s) presente(s) na primeira semana de agosto e 30% no mês de julho, enquanto 14% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Pais, o que representa 15,36 milhões de consumidores. No total, a data deve levar 110,5 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 26,94 bilhões no comércio.
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disso, certamente não encontrará a mesma variedade de produtos.
“Na pressa, o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma. “De qualquer forma, o comércio está preparado para receber os consumidores que deixaram para a última hora”, destaca Costa.
Fonte: Varejo S.A