Goiás foi o único estado do Centro-Oeste a encerrar o mês de julho com resultado positivo no comércio varejista. Na contramão do Distrito Federal (-1,0%), Mato Grosso (-1,0%) e Mato Grosso do Sul (-1,3%), apresentou crescimento de 1,3% na passagem de junho para julho deste ano, conforme aponta a FCDL-GO na análise da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro avalia que os números da PMC de julho refletem o que ele considera como momento de ascensão do setor produtivo e da economia goiana. De acordo com o Índice de Atividade Econômica, que é a prévia do PIB (Produto Interno Bruto), a economia de Goiás expandiu 4% em maio deste ano. É um desempenho que, na análise do Banco Central, fez de Goiás o 6º estado que mais cresceu naquele mês.
“Até por uma feliz coincidência, o comércio varejista de Goiás foi o 6º que mais avançou no Brasil neste mês de julho. Acreditamos que, se o Banco Central continuar baixando a taxa básica de juros, as vendas no varejo, combinadas com esse grande movimento de renegociação de dívidas, tendem a crescer num ritmo bastante expressivo nestes próximos meses, contando com a liberação do 13º salário”, diz Valdir Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO