As lojas do varejo estão reforçando seus estoques à espera dos consumidores que aproveitarão o 13º salário para fazer as compras de Natal. Pelas regras trabalhistas, a 1ª parcela deve ser paga até o próximo dia 30. A expectativa da FCDL-GO é que o comércio goiano absorva ao menos 40% dos R$ 25,6 bilhões que devem ser injetados na economia dos estados do Centro-Oeste com os pagamentos do 13º, segundo projeção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Para a FCDL-GO, os produtos mais vendidos no Natal – e pagos com o dinheiro do 13º salário – tendem a ser roupas, calçados e acessórios do vestuário; eletrodomésticos e eletroportáteis; itens de perfumaria e cosméticos; e brinquedos, igualando às preferências dos consumidores em anos anteriores.
“A movimentação dos lojistas na expectativa do 13º é grande. Muitas lojas investiram em decoração, na renovação dos mostruários, em campanhas com descontos atrativos e outras vantagens para cativar o consumidor e fechar boas vendas neste final do ano”, diz o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
A FCDL-GO dá dicas para os consumidores aproveitarem bem o 13º nas compras de Natal. A Federação recomenda:
– Fazer as compras com antecedência, aproveitando, inclusive, os descontos da Black Friday;
– Conferir antes a procedência do produto e a reputação do fabricante;
– Comparar as avaliações dos consumidores que já compraram o produto desejado;
– Negociar descontos diretamente com os vendedores;
– E optar sempre por produtos originais, que tenham nota fiscal e garantia.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO