A FCDL-GO participou nesta quinta (13), na sede da OCB-GO, em Goiânia, do seminário “A posição de Goiás sobre a Reforma Tributária – PLP 68/2024“. Realizado pela Federação e as demais instituições do FEE (Fórum das Entidades Empresariais de Goiás), o evento reuniu especialistas e líderes do setor produtivo para avaliar os possíveis impactos da Reforma Tributária na indústria, comércio, prestação de serviços, agronegócio e cooperativismo.
No seminário, os presidentes das entidades do FEE expressaram preocupação com o futuro das empresas após a implementação da Reforma Tributária. “Passado o afã das discussões e votações da Reforma Tributária, agora é hora de ficarmos vigilantes em relação à sua implementação. Temos que agir para mitigar qualquer ação prejudicial às empresas, inclusive, as do comércio varejista”, ressaltou o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Anfitrião do evento, o presidente da OCB-GO, Luiz Alberto Pereira, parabenizou o Fórum Empresarial pela iniciativa do seminário. “É um reavivamento das forças de trabalho para tentar fazer com que a Reforma Tributária seja implementada da forma menos danosa possível.”
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi representado no seminário por Adriano Rocha Lima, secretário-geral de Governo. Ele criticou o modo como a Reforma Tributária foi aprovada no Congresso Nacional. Segundo Rocha Lima, faltou transparência nas discussões. O gestor argumentou: “O ideal seria uma Reforma Tributária mais aberta, com mais autonomia para os estados, de forma que houvesse mais equilíbrio entre as desigualdades regionais. Agora temos que tentar mitigar os efeitos dela nas empresas e na vida do cidadão comum”.
Entre mediações e palestras, o evento teve participação também do empresário Edwal Freitas Portilho, o Tchequinho (da Adial); Erick Figueiredo, diretor executivo do IMB (Instituto Mauro Borges); Francisco Sérvulo Freire Nogueira, secretário de Economia do Estado de Goiás; Flávio Rodovalho, consultor da Adial Goiás; Renata Lacerda Noleto, secretária-adjunta da Secretaria de Economia; e Lucas Moraes, secretário executivo de Finanças da Prefeitura de Goiânia.
Também estiveram presentes o presidente da CDL de Acreúna, Artur Filho, e o prefeito daquela cidade, Claudiomar Portugal.
Memorando ao governador
No final do seminário, os presidentes da FCDL-GO, Sistema OCB, Fieg, Fecomércio-GO, Faeg, Adial, Facieg e Acieg (entidades integrantes do Fórum Empresarial) entregaram a Adriano Rocha Lima um memorando direcionado ao governador Ronaldo Caiado com as considerações do FEE sobre a implementação da Reforma Tributária.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO