Cada vez mais as pessoas têm usado aplicativos de mensagens instantâneas para fazer pedidos e fechar compras com empresas. Uma pesquisa feita pela consultoria Opinion Box revelou, por exemplo, que 62% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto pelo WhatsApp. Para a FCDL-GO, esse dado constata a relevância e o potencial do aplicativo como canal de vendas. E mais: 67% dos usuários consideram o app um ótimo meio de comunicação com as empresas, reforçando a importância das empresas estarem presentes nele.
As facilidades oferecidas pelo WhatsApp têm se mostrado um diferencial para as empresas que desejam prestar um atendimento personalizado. “Não é por coincidência que as empresas têm investido até em inteligência artificial para aprimorar o atendimento por WhatsApp. Por ser um aplicativo de uso pessoal, que guarda os contatos de cada usuário, o consumidor se sente mais acolhido e seguro para falar com as empresas, inclusive do comércio, sabendo que terá uma conversa totalmente privada”, diz o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
Ainda conforme a pesquisa da Opinion Box, os maiores objetivos das pessoas ao se comunicarem com as empresas pelo WhatsApp são tirar dúvidas e receber informações (77%), ter um suporte técnico (67%) e se informar sobre promoções (51%).
Douglas Pires é empresário do ramo de celulares e acessórios em Goiânia. Ele tem uma loja no setor Nova Suíça. O empreendedor conta que 80% de suas vendas são feitas pelo WhatsApp. “A loja tem atendimento presencial e pelo site. Porém, o WhatsApp é, disparado, o principal meio usado pelos clientes para se conectarem com a gente, e eu acredito que seja pela facilidade de enviar áudios, de conferir uma foto atual do produto e até acompanhar a entrega em tempo real.”
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO