Uma das datas mais importantes para o comércio nacional, neste ano, a Black Friday acontece em 24 de novembro. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na temporada, resultando um aumento de 16 pontos em relação a 2022.
Observando este cenário, as marcas já precisam iniciar os preparativos para a data o quanto antes. Pensando nisso, reunimos as 8 ferramentas que podem ajudar os empreendedores a impulsionar suas vendas não apenas durante o período, mas também o ano todo.
1 – Plataforma para empreendedores digitais
A Cartpanda, startup que oferece soluções completas para o e-commerce, permite a criação e o gerenciamento de lojas virtuais de maneira intuitiva. Com soluções exclusivas oferecidas aos empreendedores digitais, a ferramenta quer inovar no setor, auxiliando os lojistas durante as vendas ao fornecer a melhor experiência de compras.
Uma destas soluções criadas pela startup é Cartpanda GO, um checkout de 1-clique que pode fazer com que as compras sejam finalizadas em menos de 10 segundos. Além dele, a startup também conta com o Cartpanda Pay, um gateway de pagamento próprio com tecnologia multi-adquirente que possui uma das melhores taxas de aprovação do mercado, garantindo a aprovação de mais de 90% dos pagamentos.
2 – Prevenção anti fraudes digitais
Cada vez mais, criminosos têm aproveitado o crescimento de soluções digitais pela população para aplicar golpes. Nesse sentido, se fazem cada vez mais importantes as empresas de prevenção de fraudes em e-commerces, principalmente em épocas de vendas expressivas no varejo, como a Black Friday.
Uma delas é a Nethone, que por meio de análise de impressões digitais e biometria comportamental de cada usuário em tempo real, impede 95.3% de tentativas de roubo de contas e ameaça cibernética, por meio de mais de 5.000 recursos que propiciam a leitura do comportamento do usuário. Como exemplo, sua tecnologia de Software As a Service utiliza inteligência artificial para detectar e interromper fraudes em transações por meio de detalhes, como percepção de movimentação do mouse.
3 – Otimização de performance digital
A Labelium desenvolve soluções para a otimização de performance digital de marcas do segmento de turismo, luxo, moda e beleza. A consultoria desenha e cria estratégias de marketing online globais, desde o início até a entrega final. Por meio de estratégias de ativação para e-commerce, marketplaces, lançamento de produtos e novos mercados, inovação e análise de dados com inteligência artificial, a taxa de retenção dos clientes alcançou a marca de 92% em 2022, com 4.7/5 de nota de satisfação.
4 – Gestão e otimização logística
A RoutEasy é uma logtech que, por meio de inteligência artificial, oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e IA, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech gera economia de até 40% a seus clientes, por meio de tecnologia e inteligência artificial presentes no planejamento, controle operacional, gerenciamento e orquestração de rotas de entregas, coletas e serviços de campo.
5 – Plataforma EGM que facilita publicidade
Entre as estratégias que as empresas costumam adotar para acertar na Black Friday, a comunicação e o marketing estão entre as principais. De acordo com o estudo ‘Panorama do Consumo 2º Semestre 2023″, 26% dos consumidores começam a pesquisar três meses antes os produtos que pretendem comprar na Black Friday e 22% iniciam essa busca um mês antes da data.
Diante desse contexto, a BPool, Enterprise Gateway Marketplace (EGM) estabelecido para transformar a contratação de serviços de marketing e a forma como as pessoas trabalham, evoluindo negócios e carreiras, oferece uma série de serviços que ajudam a impulsionar a visibilidade das empresas, como a contratação de influenciadores, criação de site, presença digital, gestão de mídia paga e outros.
Fundada em 2019, a BPool, por meio do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, permite que clientes façam curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos exponenciais em criatividade, inovação, agilidade e eficiência. Funciona assim: dentro da plataforma, os parceiros são homologados por inúmeros critérios, como expertise, experiência em categorias específicas e histórico de trabalho.
6 – Conteúdo enriquecido para ampliar awareness e vendas
Para Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital, uma estratégia importante para marcas e e-commerces, que proporciona uma melhor experiência de compra é o uso de conteúdo enriquecido.
“As possibilidades de uso percorrem toda a jornada de consumo, garantindo uma experiência única de contato com o produto: seja na gôndola física, com um QR Code, seja nas landing pages de marca nas quais o shopper conhece e escolhe o melhor produto no comércio digital, seja na própria página de produto com toda a gama de interação proporcionada pelas vitrines e mini-vitrines para conhecer cada detalhe e benefício do produto”, conta a executiva.
Dessa forma, o consumidor é impactado em diversos pontos (inclusive podendo estender para campanhas de remarketing nas redes sociais) sempre com a mesma comunicação, adaptada ao contexto, entregando exatamente a informação que o shopper precisa encontrar em cada um desses pontos.
7 – Transporte de cargas seguro, fácil e ágil
A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, mais enxuta, ágil, inovadora e com muita tecnologia. A empresa é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. Além disso, a startup centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos.
8 – Live commerce
Com a temporada de grandes promoções e aumento de ofertas que acontece na Black Friday, apostar em novos formatos que promovem uma experiência de compra mais personalizada pode ser um diferencial para captar a atenção do público. O Live Commerce, que realiza a junção entre livestreams e e-commerce, com uma jornada de compra fluida e estimativa de mais de US$ 423 bilhões em vendas em todo o mundo esse ano, é uma das apostas para a data.
Fonte: Varejo S.A.