As lideranças do Sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) se reúnem, na próxima semana, com os principais representantes do poder público nacional para debater oportunidades e propostas visando o desenvolvimento contínuo do setor de Comércio e Serviços e da economia brasileira. Participam do VI Fórum Nacional do Comércio (FNC), que ocorre nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília (DF), no Royal Tulip Brasília Alvorada.
O FNC é realizado pela CNDL desde 2013 e este ano completa uma década discutindo melhorias para o setor e promovendo diálogos entre o segmento empresarial e os representantes dos três poderes. O evento destaca a relevância do setor de Comércio e Serviços para o desenvolvimento dos brasileiros e da economia nacional.
“O VI Fórum Nacional do Comércio mantém a tradição de unir setores estratégicos do poder público e do mundo empresarial para discutir o que há de mais avançado na área de gestão, tecnologia e finanças. Ao longo de dois dias, os participantes do evento poderão acompanhar o encontro das forças que regem e inovam o Comércio com os principais formuladores de políticas públicas do país”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.
O setor de Comércio e Serviços responde por 73% do PIB (Produto Interno Bruto), o equivalente a R$ 4,137 trilhões, e é responsável por 77% das empresas ativas, gerando 57% dos postos de trabalho.
Nesta edição, participam dos painéis e debates o senador Efraim Filho (União-PB); os deputados Domingos Sávio (PL-MG) e Helder Salomão (PT-ES); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; e o presidente da Febraban, Isaac Sidney. Além desses, foram convidados o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSC-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; os ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), da Fazenda, Fernando Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).
O evento também promoverá palestras com especialistas, que abordarão temas atuais e com impacto para o setor, como economia, reforma tributária e gestão pública.
O VI FNC ocorre presencialmente na capital federal, mas a CNDL realizará transmissão online e ao vivo do evento para que todo os integrantes do Sistema CNDL possam acompanhar os debates sobre o futuro do Varejo e da economia brasileira. Para assistir, é preciso se inscrever aqui.
Confira a programação completa abaixo:
Terça, 24/10
14h30 – Uma análise do contexto político e econômico brasileiro
15h15 – Os desafios das Micro e Pequenas empresas
16h30 – Gestão Pública x Gestão Privada: Diferenças e Desafios
Quarta, 25/10
9h – O Panorama das reformas e seus impactos
9h45 – O cenário do setor de Comércio e Serviços
14h – Crédito e financiamento como indutores do desenvolvimento
16h – Políticas Públicas essenciais para o crescimento econômico e social
Fonte: CNDL – Arte: CNDL