A sustentabilidade tem se consolidado como um fator determinante no comportamento de compra dos brasileiros, influenciando diretamente o setor varejista. Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) revelou que 95% dos consumidores priorizam produtos e serviços de empresas que adotam práticas sustentáveis, e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao constatar comportamentos antiéticos.
Apesar dessa tendência, o estudo “Impacto do ESG no Varejo 2024”, liderado pela Mosaiclab em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), apontou uma queda de 7% na importância das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas decisões de compra dos consumidores brasileiros, passando de 50% em 2023 para 43% em 2024.
Essa aparente contradição pode ser explicada por barreiras econômicas, culturais e educacionais que dificultam a adoção de escolhas mais sustentáveis. Embora 88% dos consumidores considerem o tema importante, fatores como preços mais elevados de produtos sustentáveis e falta de conhecimento sobre práticas ESG impedem que essa preocupação se traduza em ações concretas
Para os lojistas, investir em sustentabilidade não é apenas uma resposta às demandas dos consumidores, mas também uma estratégia para alcançar melhores resultados. Empresas que adotam práticas sustentáveis tendem a melhorar sua confiança, fidelizar clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Além disso, a sustentabilidade pode resultar em eficiência operacional e redução de custos.
Fonte: Alex Akira/Varejo S.A