O consumidor será mais generoso no Dia das Crianças deste ano, gastando com presentes um valor ao menos 5,3% superior ao de 2019. É o que concluiu uma pesquisa realizada em Goiânia e nas demais capitais brasileiras pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pela Offer Wise. Segundo o levantamento, cada consumidor deve investir, em média, R$ 209,33 nos presentes para essa data. No ano passado, a mesma pesquisa indicou um gasto médio de R$ 198,79 com agrados para as crianças em 12 de outubro.
De acordo com o levantamento, 72% dos consumidores devem ir às compras no Dia das Crianças. A estimativa é de que a data comemorativa movimente aproximadamente R$ 10,87 bilhões em Goiás e no restante do país.
“Mesmo com um crescimento tímido no orçamento das pessoas para o Dia das Crianças deste ano, isso indica que a economia começa a se recuperar dos vários meses de comércio fechado para combater a Covid-19. O Dia das Crianças será decisivo para avaliarmos as adequações e estratégias que precisam ser feitas para aquecer as vendas neste fim de ano”, diz o presidente da FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás), Valdir Ribeiro.
Roupas e calçados (38%), bonecos/bonecas (33%) e jogos de tabuleiro/educativos (28%) são os produtos mais cogitados para o presente de Dia das Crianças. O receio de sair de casa em meio à pandemia parece refletir nos números da pesquisa. Tanto é que o porcentual de consumidores que farão suas compras pela internet (34%) é maior não só daqueles que comprarão em lojas de rua/bairro (24%), mas também dos que recorrerão aos shoppings centers (31%).
Considerando aqueles que realizarão suas compras na internet, 79% vão utilizar sites, 54% os aplicativos e 20% o WhatsApp. Conforme a consultoria global de gestão estratégica Kearney, depois de absorver muitos dos novos hábitos de consumo decorrentes das restrições da pandemia da Covid-19, o e-commerce (comércio eletrônico) deve movimentar R$ 111 bilhões na economia brasileira neste ano. A projeção é de um crescimento mínimo de 49% ante os R$ 75 bilhões que o mercado de vendas pelas internet faturou em 2019.
O levantamento da CNDL e Offer Wise sobre as intenções de compra no Dia das Crianças ocorreu entre os dias 01 e 08 de setembro. Foram entrevistados 843 consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes na data.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO