A conectividade com os clientes tem desempenhado um papel crucial no sucesso dos negócios. Nesse contexto, o WhatsApp emergiu como uma ferramenta indispensável para impulsionar as vendas. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 44% dos brasileiro participam de comunidades no WhatsApp com o objetivo de atualizações, dicas e compras de cursos de assuntos de interesse.
Os números demostram a crescente importância da plataforma como meio de comunicação e interação para consumidores em todo o país. Para Luiz Ruiz, head de negócios na Wigoo, a comunicação pelo WhatsApp oferece uma oportunidade única para as marcas se conectarem de forma direta e significativa com seu público-alvo. “O WhatsApp funciona como uma ponte crucial entre a empresa e o cliente, não apenas facilitando transações, mas também fortalecendo os laços de fidelidade e confiança”, explica.
O diretor de digital e performance da Espaçolaser, Renato Roschel, expõe a importância do envio de mensagens personalizadas. “Cada cliente está em uma parte da jornada, ele pode ser novo e não conhecer a marca, portanto a comunicação precisa ser mais de apresentar a empresa como um todo e seu valor agregado. Para o cliente da base e que já conhece o serviço ou produto o foco é apresentar ofertas complementares e no momento mais relevante”. Roschel sugere ainda que as empresas invistam na gestão de dados internos para criar campanhas mais segmentadas.
Comunidades engajadas
Para construir e manter comunidades engajadas no WhatsApp, estratégias inteligentes são essenciais. “O consumidor já recebe diversas mensagens no dia a dia. Por isso, é muito importante ‘ajudar’ o cliente a filtrar as mensagens relevantes”, ressalta Roschel.
Essa conectividade eficaz com os clientes é crucial para o sucesso dos negócios. Ruiz explica que reter um consumidor é ainda mais difícil que conquistar um novo. “WhatsApp funciona muito bem como uma ferramenta de retenção e fidelização, sendo um canal rápido, onde os clientes se sentem mais seguros para realizar uma recompra ou até mesmo indicar a marca para uma pessoa próxima, facilitando assim, a impulsão de vendas”, completa.
Segundo o levantamento da CNDL, 63% dos entrevistados consideraram o conteúdo entregue superficial, enquanto apenas 30% o consideraram relevante. Os especialistas concordam que construir comunidades engajada no WhatsApp é uma oportunidade de impulsionar vendas e fidelizar clientes, mas não é um trabalho com resultados imediatos. Assim, criar estratégias como benefícios exclusivos para participantes, enquetes e conteúdos diferenciados, podem ajudar a acelerar o processo.
Desafios
Os especialistas também apontam desafios com a utilização e implementação da ferramenta nas empresas. “Atualmente já existem algumas empresas que são homologadas pelo WhatsApp para trabalhar com automação de chatbots e mensagens personalizadas. Com elas, é possível criar réguas de comunicações diferentes que, quando o atendimento chegar em um humano, ele já estará muito mais direcionado e o processo ganha celeridade permitindo que a empresa consiga fazer esse atendimento em massa”, conta o head da Wigoo.
Para que a régua de comunicação da empresa seja uma estratégia certeira, deve-se haver o cuidado em evitar o uso indiscriminado do WhatsApp pessoal. “A diferença entre um e outro é que no WhatsApp corporativo a jornada é traqueada e podemos aprender com as interações, usando a curadoria para melhorar as relações. No WhatsApp pessoal isso é perdido. Toda interação fica entre cliente e pessoa e pode ocorrer abusos em mensagens não relevantes”, explica diretor de digital e Performance da Espaçolaser.
Essas reflexões evidenciam não apenas o potencial do WhatsApp como ferramenta de vendas, mas também a necessidade de estratégias inteligentes e uma abordagem cuidadosa para aproveitar ao máximo essa plataforma na interação com os clientes e impulsionar as vendas de forma eficaz.
Fonte: Varejo S.A