O crédito concedido a pessoas físicas cresceu 9,4% em Goiás entre janeiro de 2025 e o mesmo mês do ano anterior. Com esse índice, a evolução do crédito em Goiás supera a média nacional de 7,7% para o mesmo período. Os dados constam do informativo Painel do Varejo Goiano, divulgado pela FCDL-GO com informações do BC (Banco Central do Brasil).
Já o crédito a empresas avançou 7,0%. Esses recursos servem para fomentar o investimento de empresas e a antecipação de consumo por parte das famílias. Observa-se um avanço do crédito no estado acima da média nacional, de 5,4%. No panorama geral, 24,9% do crédito em Goiás é destinado às empresas e 75,1% é concedido às pessoas físicas.
A inadimplência bancária, por sua vez, foi estimada em 4,1% nos dois segmentos. Esse indicador mostra o percentual do saldo de crédito com atraso superior a 90 dias.
O Banco Central divulga mensalmente dados sobre o crédito concedido por instituições financeiras. Esses indicadores mostram a evolução do saldo de crédito, que representa os valores em aberto – vencidos ou a vencer – dos empréstimos e financiamentos feitos através do SFN (Sistema Financeiro Nacional).
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO