Os acordos feitos na 2ª fase do programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas, devem impulsionar as vendas do varejo goiano neste final do ano, segundo avalia a FCDL-GO.
Na análise da FCDL-GO, o público-alvo desta etapa, de inadimplentes com dívidas de até R$ 5 mil, equivale a 75% dos consumidores goianos que tinham dívidas atrasadas no último mês de agosto. Com o nome limpo, a tendência é que eles voltem às compras nesta reta final de 2023, movimentando o comércio na Black Friday, em novembro, e no Natal, em dezembro.
Além da positivação dos consumidores, o pagamento do 13º salário tende também a favorecer as vendas do varejo. “O nome limpo e uma boa pontuação no SPC ajudam a aumentar o poder de consumo e oferecer ao consumidor condições facilitadas no pagamento de suas compras, lembrando que o parcelamento só é possível quando o consumidor está positivado, já que ele é feito com cartão de crédito ou crediário”, explica Valdir Ribeiro, presidente da FCDL-GO.
Valdir diz que a inadimplência reflete diretamente nas vendas do varejo: quanto mais alta, mais consumidores são reprovados nas análises de crédito. Conforme o SPC Brasil, Goiás registrou crescimento de 2,20% na inadimplência em agosto de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. O índice ficou abaixo da média do Centro-Oeste (3,44%) e do Brasil (7,17%).
Segundo o Ministério da Fazenda, o Desenrola terá validade até 31 de dezembro deste ano. A estimativa é que o programa beneficie até lá até 70 milhões de pessoas. A abertura da plataforma de negociações para o público desta 2ª etapa (pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico com dívidas de até R$ 5 mil) é prevista para a próxima semana.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO