As vendas de roupas, celulares e aparelhos eletrônicos devem movimentar o comércio varejista de Goiás em setembro, puxando a retomada da economia após o fechamento das lojas para frear a covid-19. Essa é a aposta das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) para a principal campanha de vendas no varejo em setembro, a Semana Brasil 2020, que terá 10 dias seguidos de promoções nos comércios, de hoje (03) até 13/09.
Levantamento feito pela FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás) com 68 CDLs, distribuídas em todas as regiões do estado, mostra que, na opinião das entidades do comércio, o faturamento na Semana Brasil 2020 será puxado, em maior proporção, pela venda de roupas e artigos do vestuário (76,5%), aparelhos celulares e acessórios (55,9%) e eletroeletrônicos (55,9%).
Calçados e móveis completam a lista dos cinco tipos de produtos que os consumidores mais devem comprar na Semana Brasil, de acordo com as Câmaras de Dirigentes Lojistas. Para a maior parte delas (47,1%), cada consumidor deve gastar de R$ 50 a R$ 100, em média, nas compras efetuadas durante a campanha, que ocorre pelo 2º ano consecutivo.
As entidades representativas dos lojistas se dividem sobre a expectativa de vendas. Para 32,4% das CDLs, as vendas na Semana Brasil 2020 serão menores em relação à campanha do ano passado. É a mesma parcela que acredita que o volume de vendas atingirá o mesmo patamar de 2019.
No ano passado, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) da Presidência da República registrou crescimento nominal de 12% nas vendas no varejo em todo o país já nos primeiros quatro dias da Semana Brasil. A Secom, que organiza a campanha, avaliou à época que esse resultado superou suas expectativas.
Presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro ressalta que a Semana Brasil 2020 será um momento decisivo na retomada econômica, impactando diretamente as vendas no comércio varejista. “A campanha servirá também como um termômetro para nos dar a direção do que precisa ser feito para preparar o comércio para o ‘novo normal’ das vendas no fim de ano”, projeta Valdir.
Semana Brasil
A Semana Brasil é de iniciativa do Ministério das Comunicações, com coordenação do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Neste ano, o mote da campanha é “Todos juntos, com segurança, pela retomada e o emprego”, em alusão ao movimento para reaquecer a economia após a pandemia de covid-19.
Em 2019, a Semana Brasil teve adesão de mais de 14 mil empresas. Setores como o varejista e imobiliário e ofereceram descontos, promoções e benefícios reais aos consumidores. Segundo a Ebit/Nielsen, as vendas online cresceram 41% durante nos dias da campanha em comparação ao mesmo período de 2018. As vendas no varejo registraram crescimento nominal de 11,3% no mesmo período, conforme levantamento da Cielo.
Fonte: Assessoria de Comunicação/FCDL-GO