O varejo é um dos segmentos da economia que mais sente a necessidade de equilibrar as ações inovadoras com as tradicionais de vendas. Isso porque, ainda que o cliente final engaje com tendências tecnológicas, muitos hábitos de compra mais antigos permanecem muito relevantes.
Uma pesquisa feita pela Zucchetti, em parceria com a Fecomercio de Santa Catarina, mostrou que 96% dos micro e pequenos varejistas brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes – número esperado, considerando a força do aplicativo no Brasil, que é o País com o segundo maior número de usuários no mundo, atrás apenas da Índia. Porém, o telefone ainda é utilizado como principal ferramenta por 76% dos respondentes. As redes sociais aparecem em terceiro lugar, com 59%.
Quando analisamos a forma como as compras são efetuadas, a loja física ainda ganha. De acordo com a pesquisa, 82% dos varejistas efetivam suas vendas nas lojas físicas, contra 57% que realizam via redes sociais.
Ou seja, ao mesmo tempo que ignorar a força das ferramentas digitais e das redes sociais no volume de vendas é impensável, não traçar estratégias para atrair e reter clientes de forma tradicional também é um erro. Alinhar uma estratégia a outra é o caminho mais indicado para turbinar as vendas e garantir bons resultados.
Quais ações devem ser colocadas em prática?
Use as redes sociais para atrair os clientes para a loja física
Se a loja física continua muito relevante para os resultados, foque em ações que tornem a experiência física agradável, mas não coloque a estratégia online em segundo plano. Pelo contrário, integre o processo de vendas. Investir em anúncios locais, realizar promoções exclusivas no espaço físico e criar de programas de fidelidade e incentivo aos clientes são medidas que devem estar no radar dos varejistas.
Facilite o processo de compras online
Tanto presencial quanto digitalmente, o passo a passo para fechar o negócio deve ser o mais simples e conveniente possível. Investir em links diretos para página de produtos, usar botões de “comprar agora” nas postagens e oferecer a opção de fazer compras diretamente na plataforma da rede social são algumas medidas a serem implementadas.
Monitore e analise resultados
Este é um passo essencial para entender o que está, de fato, funcionando e o que não gera resultados tão expressivos. Nas redes sociais, as plataformas já oferecem ferramentas de monitoramento de métricas. Presencialmente, converse com o seu público para saber como ele conheceu a loja, se ele conhece sua presença digital.
Vendas bem-sucedidas: cliente e varejista satisfeitos
O varejo é repleto de datas estratégicas para impulsionar as vendas, principalmente no segundo semestre. Com o alinhamento de estratégias que unem o melhor da inovação às boas práticas já consolidadas no âmbito tradicional, é possível satisfazer todos os envolvidos: clientes bem atendidos, com um processo de compras ágil, e varejistas com resultados turbinados para encerrar o ano.
Fonte: Bernardo Rachadel, diretor de Varejo na Zucchetti Brasil (via Mercado&Consumo)